A propriedade onde a Adega Rolan está localizada tem por nome Quinta da Pertigueira.
Os antigos locais dizem que a "Quinta" pertenceu a uma família da região há muitos anos e infelizmente foi perdida por uma "cabana de vinha" (cabaça utilizada para transportar vinho ou água, também chamada cabaça de peregrino). Os proprietários iniciais foram comprar vinho dos agricultores da área e não pagaram por isso, então de cabine em cabine, eles perderam a propriedade.
A Quinta da Pertigueira tinha inicialmente cerca de 12 hectares e meio. Antes de chegar às mãos da família Rolán, tinha mais dois donos e estava dividida entre filhos e herdeiros. Em 1995 Victor, que se apaixonou pela região, pelo seu microclima e pelos seus vales, acabou por adquirir uma pequena parte da Quinta da Pertigueira e aí plantar a sua primeira vinha em Portugal.
Aos poucos e com o passar do tempo, foi comprando alguns terrenos vizinhos até conseguir reunir os atuais 4 Hectares formados por habitação, vinha e adega. É uma propriedade onde existem registos que atestam o cultivo da vinha datado de 1951, visto que foi encontrada uma gravura num antigo tanque.